Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

9 de julho de 2020

COMISSÃO INVESTE MIL MILHÕES DE EUROS EM PROJETOS INOVADORES NO DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS LIMPAS

A Comissão Europeia lançou o primeiro convite à apresentação de propostas no âmbito do Fundo de Inovação, um dos maiores programas mundiais para a demonstração de tecnologias hipocarbónicas inovadoras, financiado por receitas provenientes do leilão de licenças de emissão do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE.
Fundo de Inovação financiará tecnologias de ponta para energias renováveis, indústrias com utilização intensiva de energia, armazenamento de energia e captura, utilização e armazenamento de carbono. Irá estimular a recuperação ecológica através da criação de empregos locais e viáveis a longo prazo, abrindo o caminho para a neutralidade climática e reforçando a liderança tecnológica europeia à escala mundial.
Para o período de 2020-2030, o Fundo de Inovação afetará cerca de 10 mil milhões de euros da venda em leilão de licenças de emissão ao abrigo do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE, para além das receitas não desembolsadas do antecessor do Fundo de Inovação, o programa NER300.
O convite está aberto a projetos em setores elegíveis de todos os Estados-Membros da UE, da Islândia e da Noruega. Os fundos podem ser utilizados em cooperação com outras iniciativas de financiamento público, como os auxílios estatais ou outros programas de financiamento da UE.
As propostas devem ser apresentadas até 29 de outubro de 2020. Os projetos podem ser apresentados através do portal da UE Oportunidades de Financiamento e Concursos onde estão disponíveis mais informações pormenorizadas sobre o procedimento geral.

AGENDA

15 de julho, 10h00-11h30 (CET) - Online

APLICAÇÕES DE TALENTO 4.0 CONTROLO DIMENSIONAL SEM CONTACTO

A iniciativa pretende fornecer aos participantes conhecimentos básicos sobre equipamentos e aplicações, através da demonstração de casos práticos. Além disso, serão apresentadas as ações desenvolvidas no âmbito do projeto MANUFACTUR 4.0.

Este consórcio integra o programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) e pretende transferir de forma efetiva novas tecnologias avançadas de fabricação a baixo custo para a Indústria Naval e Metalomecânica.

PROGRAMA / INSCRIÇÕES ATÉ 10 DE JULHO
15 de julho, 17h30 (CET)Online

FUTURE SCENARIOS FOR THE EUROMED AGRIFOOD

O painel discutirá as principais tendências e questões do EuroMED Agrifood, com base no questionário sobre Cenários Futuros do EuroMed Agrifood, desenvolvido no âmbito do PRIMA.

PRAZO E INSCRIÇÕES
16 de julho, 12h00 - Online

INNOVATION TALKS: COMPRAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO

A quarta edição da iniciativa Innovation Talks, será dedicada às Compras Públicas de Inovação e ao papel deste instrumento nos processos de recuperação económica.

A sessão, que será moderada por Luís Ferreira, da ANI, contará com a presença de Fernando Batista, diretor da Direção Jurídica e da Contratação Pública do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção – e de Victor Ferreira, presidente do Cluster Habitat Sustentável.

Com o objetivo de demonstrarem a importância do fator inovação enquanto motor do crescimento económico e social, as Innovation Talks pretendem dinamizar o diálogo em torno dos principais desafios da atualidade. Estas conversas têm transmissão em direto através da página de Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas.

INFORMAÇÕES

16 de julho, 11h00 - Online - Plataforma Zoom

HORIZON 2020: EUROPEAN GREEN DEAL CALL

Esta sessão pretende informar a comunidade nacional sobre a chamada do European Green Deal, de forma a que os diferentes stakeholders se possam preparar para o envio das suas candidaturas. A programação, que tem início às 11h00, contará com a participação de um representante da Direção Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia (DG-RTD).

PROGRAMA / PRAZO E INSCRIÇÕES

CONCURSOS ABERTOS
Alterações

O aviso n.º 13/SI/2020 foi republicado com alteração ao ponto 6 
Foi republicado, a 3 de julho de 2020, o aviso 13/SI/2020, com alteração da alínea h) do ponto 6 (condições de acesso). No contexto deste aviso podem ser apoiados Projetos I&D em copromoção, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI ID&T) que estejam especificamente orientados para uma estratégia de valorização do interior, através das Iniciativas Integradas +CO3SO Conhecimento e +CO3SO Digital.
Essa informação pode ser consultada aqui

CONCURSOS Nacionais

  • Programa Gulbenkian Sustentabilidade
  • Iniciativas de Cooperação Bilateral
  • Sistema de Apoio às Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial - Competitividade e Internacionalização 
  • Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola
  • Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2020
  • Prémio Pulido Valente Ciência 2020
  • Altice International Innovation Award
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificado nas PME 
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados - Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I 


CONCURSOS Internacionais

  • 7th Call for Proposals of "Bioeconomy International"
  • AAL Healthy Ageing with the Support of Digital Solutions 
  • Bio-based Industries Joint Undertaking 
  • FET Innovation Launchpad 
  • Call COST Actions 
NOTÍCIAS
EDIÇÕES CENTRO E ALENTEJO DO BFK RISE COM PROJETOS PRONTOS A ENTRAREM NO MERCADO

Durante três meses, as edições Centro e Alentejo do BfK Rise disponibilizaram acompanhamento e capacitação intensivos, mentoria e metodologias do universo empreendedor a 15 projetos académicos. Hoje estão mais preparados para o mercado e as suas ideias ganharam força.
António Bob Santos, administrador da ANI, destaca a importância do BfK Rise como um facilitador da transferência de tecnologia entre a academia e o mercado e os Demo Days como uma oportunidade para que as equipas se possam mostrar e demonstrar o seu crescimento e evolução.
Para saber mais sobre os projetos da Edição Centro clique aqui.

OUTRAS OPORTUNIDADES
EIT INNOENERGY TEM 12 MILHÕES DE EUROS PARA INVESTIR EM INOVAÇÃO ENERGÉTICA EM PORTUGAL E ESPANHA

Na segunda metade de 2020, o EIT InnoEnergy pretende investir 12 milhões de euros na promoção de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, energias renováveis, armazenamento de energia, eficiência energética e hidrogénio. Para além deste investimento, orientado para Portugal e Espanha, o promotor de inovação energética europeu anunciou que vai criar, para os dois países, um fundo de investimento com 25 milhões de euros para startups com ligação à transição energética.

Ligado ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), o EIT InnoEnergy anunciou ter superado, “pela primeira vez”, a participação na aceleração de mais de 50 startups em Portugal e Espanha. Estas, por sua vez, geraram receitas “superiores a 24 milhões de euros”, promoveram a criação de “mais de 150 novos empregos” e registaram uma avaliação de mercado “superior a 140 milhões de euros”. Agora, em nota de imprensa, a aceleradora de inovação na área da energia sustentável anuncia o lançamento de investimentos no valor de 12 milhões de euros para os dois países, com o objetivo de alavancar a inovação na área da sustentabilidade energética.
Para ler a notícia na íntegra clique aqui

SUGESTÃO
E-BOOK DAS 11.ªs JORNADAS TÉCNICAS INTERNACIONAIS DE RESÍDUOS

A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), associada da Associação Smart Waste Portugal, anuncia que já se encontra disponível o E-book das 11.ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos que se realizaram em Lisboa, de 14 a 18 de novembro de 2019.
Poderá aceder ao E-book aqui.

Uma inspiração...

A ShareNL, uma agência internacional especializada em economia da partilha, que atua na interface da tecnologia e da sociedade, juntamente com os parceiros ESPON, VVA e ÖIR, desenvolveu um projeto onde puderam explorar a "Economia Colaborativa Circular” em várias áreas urbanas da União Europeia: Haia, Maribor, Porto, Prato, Flandres e Grécia.
O principal objetivo da análise (2019-2020) passou por identificar e categorizar diferentes abordagens e estratégias, para permitir que outras cidades aprendam com aqueles que lideram a temática, além de desenvolver uma "linguagem comum” para toda a Europa.
Por outro lado, fornece igualmente recomendações sobre como a economia colaborativa pode ser melhor compreendida, comunicada, partilhada e implementada em toda a Europa.
Poderá observar os principais tópicos dos seis casos de estudo aqui.

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp