Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

01 de outubro de 2020
Tourism Explorers chega a Viseu

O Tourism Explorers é o maior programa nacional de criação e aceleração de startups de turismo, organizado pela Fábrica de Startups e Turismo de Portugal. A iniciativa irá decorrer nos meses de outubro e novembro, em 12 cidades do país, uma delas Viseu, que contará com a parceria do Politécnico de Viseu. Este ano conta com mais de 600 participantes, mais de 200 startups e mais de 50 mentores.
O programa, que está dividido em duas fases, tem o objetivo de promover a criação de negócios de turismo inovadores e ajudar a reduzir as assimetrias regionais, após um período de estagnação do sector. A primeira, com o propósito de interligar os diferentes interesses no setor do turismo e com o objetivo de encontrar ideias inovadoras para a região. A segunda fase decorre em novembro. Nessa altura serão apresentadas e difundidas as ideias por equipas.
As equipas vão ter acesso a mentores especialistas do setor do turismo, mas também de áreas, como o marketing digital. Por outro lado, vai existir uma componente de concurso, em que cada uma das cidades vai eleger o melhor projeto da sua região. O vencedor irá, na grande final, defender a sua cidade. A final irá ocorrer no dia 3 de dezembro e a ideia vencedora no panorama nacional, irá receber um incentivo de 10 mil euros.

MAIS INFORMAÇÕES 
“Boosting the bio-based products market through standardization”
02 OUT 2020
10h00 -11h00 - CEST

ON-LINE
Em discussão estará a crescente evolução do mercado de produtos de base biológica e as recentes normas aplicadas a esta indústria, os apoios que fomentam a aceleração do desenvolvimento deste mercado europeu e os padrões disponíveis para este tipo de produtos.

PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES
Innovation Talk
- Estratégias
de Propriedade
Intelectual de software
06 OUT 2020 - 12h00

ON-LINE | Através do Facebook Live
Serão abordados aspetos centrais na Estratégia de Propriedade Intelectual para software, nomeadamente o uso de open source, “patentes de software” e segredos industriais pela ótica de dois especialistas da Indústria e do instituto de investigação em Portugal com maior atividade nesta área. Esta será uma sessão prática, com dicas, casos reais e alertas.
EAIE 2020
– Community Exchange
14 OUT    9h00-18h00
15 OUT    9h00-16h00
ON-LINE | Eslováquia
Encontro da Comunidade Internacional de Ensino Superior com palestras inspiradoras e novidades exclusivas sobre programas europeus para 2021–2027.

PROGRAMA | PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES 13 de outubro
CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Call for projects IPV
30 de outubro + INFO 
Prémio IN3+
31 de outubro + INFO 
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO
Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados nas PME 
15 de dezembro + INFO
Programa Cidadãos Ativ@s 2020
dezembro de 2020 + INFO 

CONCURSOS ABERTOS Internacionais
 Building a low-carbon, climate resilient future: Research and
innovation in support of the European Green Deal | 26 de janeiro
 
Building and renovating in an energy and resource efficient way    
LC-GD-4-1-2020Ação: Innovation action
Restoring biodiversity and ecosystem services
LC-GD-7-1-2020Ação: Innovation action 
OUTRAS OPORTUNIDADES
Convite extraordinário para Apresentação de candidaturas ERASMUS +
(Ação-Chave 2), para a educação digital e competências criativas

O convite no âmbito da educação digital apoiará projetos no ensino escolar, ensino e formação profissional e ensino superior. Este convite terá como objetivo melhorar a aprendizagem online, à distância e mista – incluindo o suporte a professores e formadores, bem como salvaguardar a natureza inclusiva das oportunidades de aprendizagem digital;
O convite no âmbito das ‘parcerias para a criatividade’ apoiará projetos nas áreas da juventude, ensino escolar e educação de adultos. Este convite visa desenvolver aptidões e competências que incentivem a criatividade e aumentem a qualidade, a inovação e o reconhecimento do trabalho juvenil.
As candidaturas devem ser submetidas à Agência Nacional. Os formulários de candidatura encontram-se disponíveis aqui.

Prazo limite de candidatura: 29/10/2020 (12h00 hora de Bruxelas).

NOTÍCIA
As 112 empresas gazela 2019 da Região Centro
Foi no ano 2019 que mais organizações, com sede na Região Centro, e constituição posterior a 2010, cumpriram os critérios necessários para serem distinguidas com o prémio Gazela.
 Dentro da diversidade setorial das apuradas, destaca-se, a construção (25%), a indústria transformadora (23%) e o comércio (19%), representando 67% das empresas Gazela da região. A seguir, as atividades económicas de alojamento e restauração (6%) e de informação e de comunicação (5%), representando 11%.
 Das empresas identificadas, 41 candidataram-se aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, com um total de 92 candidaturas e 97 milhões de euros de intenções de investimento.
 O Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) foi o que obteve maior procura, com 43 candidaturas e 17 milhões de euros de investimento. Já o Sistema de Incentivos à Inovação foi o que apresentou o maior volume de investimento, com 55 milhões de euros e 35 candidaturas.
 Das empresas que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, 68% já estão a ser apoiadas. Ao todo, são 44 projetos que representam 43 milhões de euros de investimento, 36 milhões de euros de investimento elegível e 17 milhões de euros de incentivo.
 Consulte aqui​ o estudo completo, com a listagem das empresas.
UMA INSPIRAÇÃO...

Adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta, com impactos potencialmente devastadores nas pessoas, no meio ambiente e na economia. Reduzir nossa pegada de carbono é, portanto, crucial. A missão é acelerar os preparativos para tornar a Europa capaz de lidar com um mundo mais quente e imprevisível. Uma Europa resiliente ao clima: flexível, capaz de recuperar e superar os desafios relacionados com o clima.

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp