Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

18 de fevereiro de 2021

Mecanismo de Recuperação e Resiliência

Os Estados-Membros vão preparar planos de recuperação e resiliência que estabeleçam um pacote coerente de reformas e projetos de investimento público. Para beneficiar do apoio do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, essas reformas e investimentos terão de ser implementados até 2026.
Os planos devem permitir uma resposta eficaz aos desafios identificados no âmbito do Semestre Europeu, em particular nas recomendações específicas por países. Devem também incluir medidas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades associadas às transições ecológica e digital. Espera-se que cada plano contribua para as quatro dimensões delineadas na Estratégia Anual de Crescimento Sustentável de 2021

  • Sustentabilidade ambiental
  • Produtividade
  • Equidade
  • Estabilidade macroeconómica

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência é uma oportunidade para criar iniciativas europeias emblemáticas de investimentos e de reformas que proporcionem benefícios tangíveis para a economia e para os cidadãos em toda a UE. Essas iniciativas devem abordar questões que requerem investimentos significativos para criar empregos e crescimento, e que são necessárias para as transições ecológica e digital. A Comissão incentiva vivamente os Estados-Membros a apresentarem planos de investimento e reforma nas seguintes áreas:


Prioridades Ecológica e Digital

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência oferece uma oportunidade sem precedentes para acelerar a recuperação na Europa e reforçar o compromisso com as duas transições: verde e digital. A Comissão avaliará os planos nacionais em relação às seguintes metas:
AGENDA

EU Industry Days 2021

23 a 26 de fevereiro

Os Dias da Indústria são o principal evento anual europeu sobre a indústria, que ajudam a garantir que a nossa política a nível europeu, nacional, regional e local funcione em conjunto para permitir que a indústria europeia crie empregos, crescimento e inovação na Europa. Durante quatro dias será possível assistir a diversos painéis e debates que abordam temas tais como energia, mobilidade e sustentabilidade.

PROGRAMA /
INSCRIÇÕES

Creativity Talks

25 de fevereiro
Quinta-feira
17h00
Fórum para processos multidisciplinares de pensamento criativo, visando a inovação e novas metodologias pedagógicas. Creativity Talks será organizado em ciclos anuais de quatro palestras. O público-alvo inclui todos os campos da academia, centros de investigação e desenvolvimento, organizações públicas, empresas e a sociedade em geral. Para a primeira sessão, sobre The Scientific and Computational Study of Creativity que se realiza no dia 25 de fevereiro, o convidado é Geraint Wiggins.

INFORMAÇÕES /
INSCRIÇÕES

Alterações Climáticas – Novos Modelos Económicos

26 de fevereiro
Sexta-feira
09h00
Uma conferência que vai  explorar a contribuição de novos modelos económicos, incluindo a economia circular e a bioeconomia sustentável, para combater as alterações climáticas e simultaneamente promover uma recuperação económica e social, justa e equitativa, dentro dos limites do sistema natural.
OUTROS EVENTOS
BlueMed CSA final conference 
22 e 24 de fevereiro + INFO
2021 Innovation conference: F2F strategy, what role for agri-innovation
24 de fevereiro + INFO

RURALIZATION 1st Webinar for Policy Makers – Trends affecting regeneration of rural areas in Europe
25 de fevereiro + INFO



CONCURSOS ABERTOS Nacionais
CMU Portugal Program 
31 de março + INFO

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 4.ª Edição
26 de fevereiro + INFO

Prémio FLAD Science Award Atlantic
28 de fevereiro - 1ª Fase + INFO

FCT - Concurso para Projetos em todos os Domínios Científicos
10 de março de 2021 + INFO

Programa Apoiar + INFO

Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO

Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais
Erasmus+: Convite à apresentação de candidaturas à Bolsa de Avaliadores
28 de fevereiro + INFO 


SHAPES
28 de fevereiro + INFO

SMART4ALL project   + INFO
1st Open Call on Cross-domain Technology Transfer Experiments (Digitized Transport, Digitized Agriculture, Digitized Environment and Digitized Anything)
1 de março  (17h CET) + INFO


ERA-NET NEURON Cofund2
9 de março + INFO

EIT InnoEnergy Investment Round 2021
15 de março + INFO 

EIT Health Catapult “fast-tracking Europe’s best start-ups"
16 de março + INFO 

Wild Card – EITHealth
16 de março + INFO
 
InnoStars Awards – Call for ApplicantS
21 de março + INFO
 
HiTech
26 de março + INFO
 
LEAP-RE - Parceria Euro-Africana em Investigação e Inovação em Energias Renováveis: Concurso Conjunto Transnacional 2021
1 de abril + INFO  Edital de submissão de propostas

EIC Pathfinder 
19 de maio + INFO 
 
NOTÍCIA

Supercomputador de craveira mundial em Portugal

A Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho que reúne recursos europeus para comprar e implantar supercomputadores e tecnologias de craveira mundial, anunciou a assinatura de um contrato no valor de 20 milhões de euros para um novo sistema de supercomputação: o  «Deucalion»
A UE contribuirá com cerca de 7 milhões de euros para o custo do supercomputador. O novo sistema de supercomputação terá capacidade até 10 petaflops, ou seja, 10 mil biliões de cálculos por segundo, e ficará localizado no Centro de Computação Avançada do Minho (Minho Advanced Computing Centre - MACC). Será utilizado na investigação e desenvolvimento de tecnologias eficientes em termos de recursos e de energia, na descoberta de medicamentos e nas previsões meteorológicas. O novo supercomputador contribuirá igualmente para o desenvolvimento de aplicações industriais em muitos domínios: conceção de medicamentos e materiais, bioengenharia e sistemas energéticos respeitadores do clima.

Continuar a ler aqui
SUGESTÕES
 
PORTAL DA INOVAÇÃO
Um motor para quem procura parceiros para desenvolver uma nova linha de investigação ou pretende divulgar a sua oferta científica e tecnológica.
A ANI é a entidade responsável pela criação do Portal da Inovação, uma plataforma que reúne, num só local, toda a informação relevante para o Sistema Nacional de Inovação (SNI), agregando conteúdos que estavam dispersos por várias plataformas digitais, entidades e programas.
O Portal da Inovação permite encontrar informação sobre os atores da comunidade de inovação nacional, pesquisar competências específicas dos investigadores, descobrir entidades que trabalham com tecnologias específicas, identificar parceiros de negócio, entre muitas outras funcionalidades. As entidades do SNI poderão gerir, escolher e atualizar os serviços, projetos e tecnologias que pretendem divulgar.


Plásticos: Três caminhos para o futuro

A Associação Smart Waste Portugal escreveu sobre a publicação “Plastics, the Circular Economy and Europe′s Environment — A Priority for Action”, disponível aqui.
A Agência Europeia do Ambiente elaborou um relatório no qual se analisa a produção, o consumo e o comércio de plásticos, o impacto ambiental e climático destes durante o seu ciclo de vida e explora a transição para uma economia circular por meio de três caminhos que envolvem legisladores, indústria e consumidores.
O relatório mostra que a produção, o uso e o comércio de plásticos continuam a crescer. Um número cada vez maior de políticas e iniciativas da UE já se encontra em vigor para enfrentar os desafios gerados pelos plásticos, em particular os de uso único. O relatório da AEA aponta três caminhos para o futuro, incluindo o uso mais inteligente de plásticos, aumento da circularidade e utilização de matérias-primas renováveis. Juntos, podem ajudar a garantir que seja alcançado um sistema de plásticos circular e sustentável. 
 
Ler o artigo completo aqui.
ESCREVA-NOS
Relembramos que no âmbito da preparação de projetos pode solicitar apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível. Apelamos também à sua participação para o envio de propostas de conteúdos que considere pertinentes para divulgação. Pretendemos com isto prestar um serviço mais focado nos tópicos que são do interesse dos nossos leitores. Desde já, o nosso obrigada pelo seu contributo. 
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2021 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp