Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

19 de novembro de 2020

Conselho Empresarial da Região de Viseu (CERV) promove debate

“Visão Estratégica para o Plano
de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”

O Presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, foi um dos participantes do debate “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”, organizado pelo CERV – Conselho Empresarial da Região de Viseu. Com uma intervenção inicial de António Costa Silva, na sessão foram analisados os principais pontos estratégicos para o desenvolvimento do País e da Região de Viseu, com destaque para os seguintes aspetos:

- Os eixos prioritários para o desenvolvimento desta região do país passam pela conetividade, educação, qualificação e saúde;

- A importância da ferrovia para ligação das capitais de distrito;

- A questão da demografia, como um dos grandes desígnios para a próxima década e a necessidade de políticas de fixação de pessoas no interior.


Podcast  e Webinar do Jornal do Centro / Webinar 

AGENDA
How to increase your chances of having an European project funded
24 NOV
17h00

WEBINAR

Como aumentar as probabilidades de ter um projeto europeu financiado é o nome de um webinar com a Professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Presidente da Space Network, Anabela Mesquita.

PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES

FIT4FOOD2030 Final Conference Agenda
24-25 NOV
10h00 - 13h00

ZOOM

Esta conferência pretende destacar a compreensão e a importância da transformação do sistema alimentar, facultando ferramentas e soluções práticas para uma investigação responsável e inovadora.

PROGRAMA | PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES
10.º Encontro PME Inovação
25 NOV
ON-LINE

Um encontro que aborda o percurso que vai das tecnologias de laboratório aos protótipos real world, pré-comerciais e aptos para a industrialização; casos práticos de aceleração do ciclo de inovação, desde a conceção, desenvolvimento de produto, prototipagem e teste e os últimos desenvolvimentos de tecnologias de fabricação e as possibilidades de materiais avançados.
Serão ainda dadas a conhecer as empresas mais inovadoras de 2020 e o vencedor do Prémio PME Inovação COTEC-BPI.


PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES

Desafios e oportunidades na aplicação
de tecnologias digitais avançadas no setor agroindustrial
25 NOV
9h45 - 12h15

ON-LINE

O Instituto Pedro Nunes está a dinamizar o workshop “Desafios e oportunidades na aplicação de tecnologias digitais avançadas no setor agroindustrial”, quarta-feira, dia 25 de novembro, às 9h45, num evento 100% online, no âmbito do Projeto Digitec, no qual o TICE.PT também é parceiro.

Neste evento vamos olhar para os desafios que se colocam às empresas agroindustriais quando o tema é a adoção de novas tecnologias, assim como sensibilizar para oportunidades que podem surgir dos Programas de Financiamento nacionais e internacionais, e da cooperação com centros de investigação, os quais trazem know-how e massa crítica fundamental aos processos de inovação.


INSCRIÇÕES | +INFO

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Prémios Empreendedor XXI
4 de dezembro + INFO
CENTRO | Cursos Técnicos Superiores
Profissionais (TeSP) - 2020/2022

4 de dezembro + INFO
Programa Cidadãos Ativ@s 2020
Entre 4 e 11 de dezembro de 2020, dependendo dos eixos
 + INFO 
Maze X
21 dezembro + INFO
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais

TATA Consultancy Services (TCS) CodeVita Season 9

1 de dezembro + INFO

BiodivERsA| ERA-NET project 

7 de dezembro + INFO

COFUND Call | Conservation and restoration of degraded ecosystems and their biodiversity, including a focus on aquatic systems

7 de dezembro + INFO
Digital Life Sciences Open Call
22 de dezembro  + INFO
NOTÍCIA

Relatório 2020 “Desenvolvimento Sustentável no Mediterrâneo”

O SDSN Mediterrâneo e a sua instituição de acolhimento, Santa Chiara Lab - Universidade de Siena, apresentaram, no passado dia 12 de novembro, a 2.ª edição do Relatório “Desenvolvimento Sustentável no Mediterrâneo - Transformações para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A publicação, realizada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para o Mediterrâneo, Santa Chiara Lab e a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN) global, examina o progresso de 24 países mediterrâneos relativamente aos ODS com o objetivo de identificar e conduzir um roteiro para alcançar o desenvolvimento sustentável da região.
 

ACEDER AO RELATÓRIO

NO POLITÉCNICO DE VISEU

Novas parcerias com o Brasil

Foram assinados acordos de cooperação com duas instituições de ensino superior brasileiras: a Universidade Paulista (UNIP), sediada em São Paulo, com campus espalhados por todo o estado e ainda em Goiás, Amazonas e no Distrito Federal e o Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), localizada na cidade de Anápolis, Goiás.

A UNIP oferece cursos nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controlo e Automação (Mecatrónica), Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática e Sistemas de Informação; Administração, Contabilidade, Comunicação Social,  Jornalismo, Propaganda e Marketing,  Secretariado Executivo, Serviço Social e Turismo, de entre outros.

Já a Unievangélica proporciona cursos de Administração, Agronomia, Contabilidade, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Sistema de Informação, entre outros. O acordo com a Unievangélica surge na linha das parcerias já existentes com outras Instituições da Associação Educativa Evangélica, nomeadamente Faculdade Evangélica de Ceres, Faculdade Evangélica de Jaraguá e Faculdade Evangélica de Rubiataba.

Para mais informações sobre a operacionalização da mobilidade, contacte o Serviço de Relações Externas através do endereço internationaloffice@sc.ipv.pt

UMA INSPIRAÇÃO...

FOCO| Soluções sistémicas para alcançar a meta 2 de desenvolvimento sustentável

Erradicar a fome e a desnutrição é um dos grandes desafios que enfrentamos. O número de pessoas que passam fome voltou a aumentar desde 2015, chegando a 690 milhões no ano passado. Para acabar com este flagelo, e alimentar uma população crescente no futuro, são essenciais sistemas alimentares sustentáveis ​​.

As metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2) são acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Atualmente, o ODS 2 está refletido na Green Deal Call dentro do Horizonte 2020. Uma das suas áreas, “Farm to Fork”, visa testar e demonstrar soluções sistémicas inovadoras para enfrentar os desafios do sistema alimentar. As propostas pretendem entregar soluções baseadas em abordagens de múltiplos atores ao longo de toda a cadeia alimentar - da produção ao consumo. As soluções propostas necessitam de apresentar benefícios nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e económica.

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp