Copy
View this email in your browser
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

2 de junho de 2020

11 recomendações
para uma Europa mais forte na inovação

Qual o desempenho da União Europeia ao nível da ciência, investigação e inovação? A resposta está num relatório que a Comissão Europeia (CE) apresentou no passado dia 27 de maio. Entre as várias questões levantadas, Bruxelas destaca a necessidade de se apostar na investigação e inovação para apoiar o crescimento sustentável e inclusivo das empresas, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas. A edição de 2020, do documento publicado de dois em dois anos, apresenta 11 recomendações de políticas para apoiar os europeus.
As 11 recomendações propostas no relatório encontram-se divididas em três grandes pilares: investigação e inovação por uma Europa segura e justa para a humanidade, para a liderança global e para um impacto económico e social.
Portugal é mencionado várias vezes no relatório. No caso da mudança estrutural, o relatório refere que é heterogénea nos vários Estados-membros. Enquanto a maioria dos países sofreram uma queda na sua quota de emprego de fabrico de alta tecnologia, alguns aumentaram a sua especialização. Portugal é uma das exceções, reforçando a especialização e revertendo a tendência negativa. O aumento de 7,1% merece um destaque e uma nota positiva no relatório.
Para consultar o relatório, aceda ao
Portal da Comissão Europeia.


Texto da SAPO TEK

AGENDA

8 a 11 de junho de 2020

Conferência sobre Interação Universidade-indústria
Debate Inovação Colaborativa 

 A crescente articulação entre Instituições de Ensino Superior (IES), Indústria e Governos é o mote da Conferência sobre a Interação Universidade-Indústria.
Serão quatro dias compostos por 25 seminários online, seis workshops digitais e três chats interativos com 100 oradores. Face à atual conjuntura pandémica, a iniciativa pretende promover o papel preponderante do Ensino Superior através da célere reinvenção dos seus modelos de ensino e processos de engagement, assim como do seu posicionamento estratégico e dos métodos de apoio a esta mudança institucional.
Em discussão estarão tópicos como as parcerias Universidade-Indústria, a missão da universidade enquanto plataforma de lançamento para a inovação, o fomento do crescimento económico local e regional através da criação de um ecossistema de inovação e o papel fulcral dos profissionais de transferência de conhecimento na garantia de um sistema de inovação aberto e integrado.
 

CONCURSOS Alteração de prazos

A suspensão excecional dos prazos administrativos em resultado da situação de pandemia provocada pela doença Covid-19 será levantada a partir do dia 3 de junho de 2020, ao abrigo do artigo 5.º da Lei n.º16/2020, de 29 de maio, sendo este levantamento também aplicável ao prazo para submissão de candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à atividade de Investigação & Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) relativas ao exercício de 2019.

NOVOS PRAZOS PARA CANDIDATURAS
As empresas cujo prazo de candidatura original (isto é, se não tivesse ocorrido a suspensão) devesse terminar entre 9 de março e 2 de junho de 2020 passam a ter como prazo limite para submissão de candidaturas o dia 6 de julho de 2020.
As empresas cujo prazo de candidatura original termine após 2 de junho terão de ter em conta o disposto no n.º 2 do artigo 5.º da Lei n.º 16/2020, de 29 de maio:
  • No caso de o termo original do prazo ocorrer entre 3 de junho de 2020 e 6 de julho de 2020, o prazo terminará a 6 de julho de 2020;
  • No caso de o termo original do prazo ocorrer após 6 de julho de 2020, manter-se-á a data de termo originalmente prevista.
O SIFIDE visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o seu esforço em Investigação & Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D.
 

CONCURSOS Nacionais

  • Programa Gulbenkian Sustentabilidade
  • Iniciativas de Cooperação Bilateral
  • PARTIS & Art for Change  
  • Sistema de Incentivos “Inovação Produtiva” Territórios de Baixa Densidade - 2.ª fase 
  • Sistema de Incentivos à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (SI ID&T) - Projetos de P&D em co-promoção para territórios do interior - 2ª fase  
  • Sistema de Apoio às Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial - Competitividade e Internacionalização 
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificado nas PME 
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados - Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I 


CONCURSOS Internacionais

  • 7th Call for Proposals of "Bioeconomy International"
  • AAL Healthy Ageing with the Support of Digital Solutions 
  • FET Innovation Launchpad 
  • Call COST Actions 
OUTRAS OPORTUNIDADES

Candidaturas Abertas
EWA - Empowering Women In Agrifood


Até 15 de junho, estão abertas as candidaturas, ao programa EWA - Empowering Women in Agrifood, que se destina a mulheres com talento e paixão pelo empreendedorismo no setor agroalimentar.

O objetivo deste programa é motivar as jovens empresárias a aproveitar o seu potencial, entender a sua capacidade inata de obter sucesso e superar quaisquer obstáculos, dotando-as com o conhecimento necessário, a confiança e as redes apropriadas para iniciar e desenvolver negócios sustentáveis.
A iniciativa procura encontrar soluções inovadoras que resolvam os problemas enfrentados pelo sistema alimentar.
As participantes, além de poder ganhar estágios profissionais e orientação especializada, habilitam-se a um prémio no valor de 10.000 euros.

MAIS INFORMAÇÃO

SUGESTÃO
O e-book "Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020" compila 46 iniciativas que oferecem uma visão não exaustiva das ações, projetos e programas em curso em Portugal. A compilação foi o resultado de contributos de promotores privados,  administração central e local, terceiro setor e academia, o que se reflete na riqueza e variedade de iniciativas documentadas.

MAIS INFORMAÇÃO / DOWNLOAD DO E-BOOK


UMA INSPIRAÇÃO: SmartFarmer

O SmartFarmer é um negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares – por um lado, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online, por outro, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais. Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos, solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt, e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
REGRESSAMOS A 18 DE JUNHO
Devido aos feriados não há envio de "INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização" na próxima semana. 
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp