Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

15 de janeiro de 2021

Abordagem Europeia às Microcredenciais

A Comissão Europeia (CE) estabeleceu na Agenda Europeia de Competências, publicada a 1 de julho de 2020, e no Plano de Ação para a Educação Digital, em setembro de 2020, a adoção de microcredenciais, como uma ação emblemática para apoiar a qualidade e a transparência da adoção das referidas microcredenciais em todo o espaço europeu.

Por outro lado, na comunicação de setembro de 2020 sobre a realização do Espaço Europeu da Educação até 2025, a CE enfatizou o papel fundamental do ensino superior no apoio à aprendizagem ao longo da vida.

Note-se que já na primavera de 2020, a CE havia criado um Grupo de Consulta referente às Microcredenciais para o Ensino Superior, composto por especialistas com vários backgrounds, de diversas especialidades e de diferentes países. O intuito foi a criação de um grupo de trabalho que pudesse propor:

- uma definição comum válida para todos os setores de educação e formação;
- um padrão da UE para caracterizar microcredenciais;
- um roteiro de ações necessárias a nível europeu e nacional para desenvolver e implementar a abordagem europeia das microcredenciais. 

As ações sugeridas incidem principalmente na área do ensino superior, mas também abordam elementos de âmbito mais amplo para atender às demais áreas da educação e formação. O relatório publicado em dezembro de 2020 é acompanhado por um estudo da Rede de Peritos que trabalham em microcredenciais, na Dimensão Social da Educação e Formação (NESET).

Os resultados apresentados  são um ponto de partida e contributo para consultas mais amplas, cobrindo todos os setores da educação e formação para preparar, até o final de 2021, uma Recomendação do Conselho sobre microcredenciais para a aprendizagem ao longo da vida e empregabilidade.

Aceda ao relatório e ao sumário executivo aqui.

AGENDA

Seminário - "Waste2Value - Casos de Sucesso de um Grupo Operacional PDR2020"

20 JAN
14h00

ON-LINE

A Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) é a entidade líder do "Waste2Value" projeto desenvolvido em consórcio com o Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e em parceria com cinco empresas e uma associação de produtores da zona centro.
Estas entidades organizaram o seminário “Waste2Value - Casos de Sucesso de um Grupo Operacional PDR 2020“, para apresentação e discussão dos resultados. O programa terá duas sessões: 1.ª -Comunicação de âmbito geral em áreas científicas para o aproveitamento de subprodutos; 2.ª - sessão de Comunicações focadas no projeto Waste2Value e nos resultados aplicados às empresas. Os interessados podem assistir por zoom aqui ou através do youtube

Inovação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha

29 JAN
14h00

ON-LINE

A primeira "Innovation Talk"do ano vai ser dedicada à Inovação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha. A sessão será dinamizada em parceria com o More CoLAB – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, terá formato online, com transmissão em direto na página de Facebook da ANI. 
O ponto chave desta Innovation Talk centra-se na seguinte questão: Como gerar ecossistemas de inovação transfronteiriça, capazes de competir num contexto global e inverter o declínio demográfico destas regiões? Sob a moderação de Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança, o debate abre o diálogo entre António Costa e Silva, Presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas, Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior do Governo Português e um representante do Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico do Governo Espanhol.

20 - 26 MAR
ON-LINE

“O Ártico: Mudanças Regionais, Impactos Globais” é o tema de uma Conferência Científica a decorrer em Lisboa, que tem como objetivo analisar os impactos das mudanças climáticas no Ártico, as quais produzem efeitos locais e globais.
Para discutir e debater o “Novo Ártico , seus impactos e interações para e com as latitudes mais baixas estão convidados especialistas internacionais no Ártico e Povos Indígenas.


PROGRAMA 

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Projetos de colaboração com o ALBA
20 de janeiro + INFO
Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 4.ª Edição
26 de janeiro a 26 de fevereiro + INFO
FCT - Concurso para Projetos em todos os Domínios Científicos
28 de janeiro a 10 de março de 2021 + INFO
Programa Apoiar
 + INFO
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais
DAPSI
20 de janeiro + INFO
EIT Climate-KIC Climate Innovation Leadership 2021 – Call for partners
20 de janeiro  + INFO
Joint Transnational Call 2021 – EuroNanoMed3
21 de janeiro, pré-proposta + INFO
10 de junho, proposta completa

H2020 COVID-X

27 de janeiro + INFO

Digi-B-Cube Vouchers

3 de fevereiro + INFO

SHAPES
28 de fevereiro + INFO

GATEKEEPERS
28 de fevereiro + INFO

ERA-NET NEURON Cofund2
9 de março + INFO

Innovation Fund Small Scale Projects

10 de março + INFO

International Open Idea Competition
31 de março + INFO

AAL 2021 - Advancing Inclusive Health & Care Solutions for Ageing Well in the New Decade
21 de maio + INFO
27 e 28 de janeiro  INFO DAY 
10 e 12 maio AAL FORUM

ERC Grants
9 de março, Starting Grants
20 de abril, Consolidator Grant
31 agosto, Advanced Grant
16 de março, 17 de junho e 20 outubro, Proof of Concept Grant:

+ INFO
OUTRAS OPORTUNIDADES

Convocatória para boas práticas na implementação dos ODS 

As Nações Unidas publicaram o “SDG Good Practices”. Trata-se de uma publicação das Nações Unidas que  compila boas práticas, histórias de sucesso e lições aprendidas na implemetação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). entre 2018 e 2019, por todo o mundo. A iniciativa resulta de uma primeira call que vai ter agora segunda edição: até 28 de fevereiro de 2021, está aberta uma nova call.

Aprovados os novos Programas
EXPANDIR e DOT@R

Foram aprovados os Programas EXPANDIR - Programa de Expansão de Projetos de Amplitude Nacional para o Desenvolvimento do Interior e o DOT@R - Programa de Dotação Operacional de Territórios e Apoio à Revalorização, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 106/2020.
O Programa de Expansão de Projetos de Amplitude Nacional para o Desenvolvimento do Interior (EXPANDIR) vai apoiar ações estruturantes e integradas, de forma faseada, conferindo dimensão às fileiras que evidenciem indicadores de capacitação e evolução tecnológica suficientemente desenvolvidos para servir de base à implementação de medidas de consolidação resultantes da ação concertada de agentes locais, empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, associações empresariais, municípios e comunidades intermunicipais.
Já o Programa de Dotação Operacional de Territórios e Apoio à Revalorização (DOT@R) vai implementar ações transversais a todo o território nacional, mas inteiramente adaptadas aos constrangimentos e necessidades de intervenção identificados em cada área geográfica em particular.
Continuar a ler aqui.

NOTÍCIAS

Programa-Quadro Horizonte Europa

Foi alcançado um acordo político entre o Parlamento e o Conselho Europeu sobre o Programa Quadro Horizonte Europa, que terá um orçamento de cerca de 95,5 mil milhões de euros para apoiar a investigação e a inovação na UE no período 2021-2027. 

+INFO

Participação de Portugal no tema Saúde do Programa-Quadro Horizonte 2020

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) criou uma infografia sobre a participação das organizações nacionais no tema Saúde, do Horizonte 2020, que agora termina.

UMA INSPIRAÇÃO...

10 curiosidades científicas que aprendemos em 2020

A divulgação da Ciência em 2020 foi dominada pelo COVID-19, mas aconteceu muito mais: a revista HORIZON escolheu 10 curiosidades científicas que aprendemos em 2020.

ESCREVA-NOS
Relembramos que no âmbito da preparação de projetos pode solicitar apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível. Apelamos também à sua participação para o envio de propostas de conteúdos que considere pertinentes para divulgação. Pretendemos com isto prestar um serviço mais focado nos tópicos que são do interesse dos nossos leitores. Desde já, o nosso obrigada pelo seu contributo. Um bom ano de 2021.
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2021 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp