Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

03 de dezembro de 2020

PATENTES EUROPEIAS: EUROPEAN PATENT OFFICE APRESENTA NOVO ESTUDO

O European Patent Office (EPO) lançou um estudo no âmbito da utilização de patentes na Europa. O Valorisation of scientific results – Patent commercialisation scoreboard: European universities and public research organisations é o segundo estudo sobre o tema e revela que as patentes europeias são o principal instrumento utilizado pelas universidades europeias e as instituições públicas de investigação para explorar comercialmente os resultados da investigação e inovação.

868 entrevistas realizadas em 241 universidades europeias e centros de investigação forneceram informação detalhada sobre inovação patenteada, padrões de comercialização e os desafios enfrentados na transferência da inovação para o mercado. Foi igualmente estudado o papel dos Gabinetes de Transferência de Tecnologia e de Licenciamento na exploração de patentes.

O documento destaca ainda a necessidade de apoiar as universidades e institutos de investigação da Europa a ultrapassar as barreiras à comercialização e otimização do seu potencial inovador, reiterando que a economia europeia deve aproveitar todo o potencial da sua investigação inovadora, a fim de acompanhar o ritmo de inovação de países como a China e os EUA.

Notícia na íntegra  | Consulte o estudo aqui

AGENDA
Oportunidades e Tendências para o Turismo na Região Dão-Lafões e Alto Paiva, em 2021
04 DEZ
16h00

Auditório Municipal de Vouzela - ZOOM

O evento, que decorrerá no Auditório Municipal de Vouzela, começa com uma sessão de abertura a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, e do Presidente da ADDLAP, João Paulo Gouveia. O evento incluirá intervenções de Pedro Machado, Presidente da Região de Turismo do Centro,  Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal, Vítor Leal, das Termas de São Pedro do Sul,  Joaquim Cardoso, da Associação da Indústria Hoteleira e Similares das Termas de São Pedro do Sul, e de Celeste Carvalho, da Casa Museu /Confraria dos Gastrónomos de Lafões.

Pode aceder à reunião via Zoom AQUI
ID da reunião: 924 8616 4798
Senha de acesso: 0p164E


INSCRIÇÕES

Evento Horizonte Europa, PERIN-FCT | Sessões Informativas sobre oportunidades para 2021 e novidades na Horizon Europe
10 DEZ
10h00
ON-LINE

A FCT, como um dos parceiros fundadores da PERIN, e através dos seus Delegados e Pontos de Contacto Nacionais, vai organizar sessões de informação sobre ERC, MSCA, European Research Infrastructures and Widening, considerando que assegurará a representação nacional em vários programas Horizon Europe e coordena as atividades do ERC, Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA), European Research Infrastructures, Alargamento, Centro Comum de Investigação (JRC) e EURATOM.

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

CHIC – O Maior Projeto de I&D na Área dos Media em Portugal
11 DEZ
10h00

ON-LINE

O CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content é o maior projeto português de Investigação & Desenvolvimento para a área dos Media e contou com 3 anos de trabalho, mais de 30 parceiros e stakeholders, tendo sido cofinanciado pelos programas COMPETE 2020 e Lisboa2020, do Portugal2020. Um representante de cada área de intervenção prática, da tecnologia aos media, passando pelas instituições académicas e polos de desenvolvimento, vai expor os pontos fortes de cada um dos 10 subprojetos desenvolvidos e pragmatizados em pilotos.

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

O PAPEL DOS CLUSTERS NA DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA
11 DEZ
14h00

ON-LINE

Evento dedicado às questões prioritárias para os processos de Clusterização no âmbito da sessão anual do PORTUGALClusters. Este ano motivado pela atual conjuntura e pelos desafios ambientais e de digitalização, o tema será: “O PAPEL DOS CLUSTERS NA DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA” e prevê a realização de uma mesa redonda sob o tema "PAPEL DOS CLUSTERS NO QUADRO DA TRANSIÇÃO VERDE E DIGITAL NA RECUPERAÇÃO PÓS-PANDÉMICA DA ECONOMIA".

INSCRIÇÕES
CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Programa Apoiar
 + INFO
Programa Cidadãos Ativ@s 2020
Entre 4 e 11 de dezembro de 2020, dependendo dos eixos
 + INFO 
Maze X
21 dezembro + INFO
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais
Digital Life Sciences Open Call
22 de dezembro de 2020  + INFO

ONTOCHAIN
15 de janeiro de 2021 + INFO

Digi-B-Cube Vouchers

3 de fevereiro de 2021 + INFO

ERC Grants
Starting Grants - 9 de março de 2021
Consolidator Grant - 20 de abril de 2021
Advanced Grant – 31 agosto de 2021
Proof of Concept Grant: 16 de março, 17 de junho e 20 outubro de 2021

+ INFO
NOTÍCIA

PARCERIA “A CLIMATE NEUTRAL, SUSTAINABLE AND PRODUCTIVE BLUE ECONOMY” ABERTA A DISCUSSÃO PÚBLICA

Foi divulgada a proposta de parceria “A climate neutral, sustainable and productive Blue Economy”, que está agora disponível para consulta pública, no âmbito do processo de planeamento estratégico do novo programa-quadro da União Europeia de apoio à Investigação & Inovação (I&I) – Horizonte Europa 2021-2027. Esta deverá ser uma parceria cofinanciada através de um programa conjunto e de um compromisso formal entre os parceiros envolvidos (ministérios de I&I e agências de financiamento nacionais).

Com esta proposta pretende-se reduzir a fragmentação do setor, procurando combinar e alinhar as atividades e os esforços existentes com os investimentos pan-europeus, regionais e nacionais, tendo em conta as prioridades sociopolíticas identificadas para a I&I. A sua aprovação poderá significar um elevado retorno do investimento público em I&I através da promoção de um desenvolvimento económico sustentável.

A proposta de parceria Blue Economy está disponível para discussão pública e todos os interessados poderão submeter o seu contributo até 16 de dezembro de 2020, ajudando a moldar a Agenda Estratégica de I&I (SRIA). A colaboração das partes interessadas será analisada pela equipa e considerada durante a revisão da proposta, estando prevista, no final, a disponibilização de um relatório público que prevê a compilação de todos os contributos recebidos.

Consultar a proposta de parceria – “Partnership for a climate neutral, sustainable and productive Blue Economy” AQUI

UMA INSPIRAÇÃO...

Food 2030 pathways for action

A Food 2030 pathways for action é uma publicação que enquadra a fase de implantação da iniciativa Food 2030 da Comissão Europeia e tem como objetivo orientar as futuras pesquisas e reflexões sobre políticas de inovação relevantes para a Horizon Europe, a estratégia Farm to Fork e o European Green Deal, e além. O relatório estabelece 10 caminhos onde a investigação e a inovação podem concretizar co-benefícios para a nutrição, clima, circularidade e comunidades, em vários níveis: do local ao internacional. Também destaca que uma abordagem sistémica e transdisciplinar para a pesquisa e inovação é crucial para o sucesso e maior impacto. A crise da COVID-19 mostrou que as transformações não são apenas técnicas e académicas; elas também abrangem dimensões sociais, jurídicas, económicas, financeiras, éticas e filosóficas, que precisam ser totalmente incorporadas em futuras políticas e programas de I&I.

Aceda à publicação AQUI

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp