Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

26 de novembro de 2020

Estratégia de promoção da participação nacional nos programas de financiamento da União Europeia 2021-2027 - Investigação & Inovação, Erasmus, Espaço e Digital

Foi divulgado o documento de trabalho sobre a “Estratégia de promoção da participação nacional nos programas de financiamento da União Europeia 2021-2027 - Investigação & Inovação, Erasmus, Espaço e Digital”.

O documento contém os termos para a adoção de uma estratégia nacional que tem como objetivo duplicar, em 2021-2027, a presença Portuguesa nos Programas Europeus face a 2014-2020, e atrair cerca de dois mil milhões de euros de financiamento da União Europeia nas áreas da Investigação e Inovação nesse período, bem como triplicar o número de estudantes em mobilidades no Ensino Superior.

O “Horizonte Europa”, o “Erasmus+”, o “Programa Espaço Europeu”, o “Programa Digital Europeu” e o “Mecanismo Interligar a Europa 2 – Digital” são alguns exemplos de diferentes programas europeus de financiamento que estarão acessíveis no período 2021-2027.

Este documento foi elaborado através da rede PERIN, sendo agora colocado à discussão pública, convidando todos os interessados a submeter propostas e/ou comentários, até dia 31 de dezembro de 2020, através do formulário disponibilizado. Após essa data, a Estratégia será concluída, passando a ser alvo de monitorização anual.

Consultar o Documento de trabalho “Estratégia de promoção da participação nacional nos programas de financiamento da União Europeia 2021-2027 - Investigação & Inovação, Erasmus, Espaço e Digital” AQUI.

AGENDA
Marketing Digital em PMEs do Setor Agroalimentar Gourmet e Turismo
27 NOV
10h00

ZOOM

Workshop especialmente orientado para empresas e que tem como objetivo capacitar as empresas na utilização do marketing digital para uma comunicação mais eficaz dos seus produtos e serviços e assim potenciar os seus negócios.
É realizado no âmbito do projeto CRECEER, que tem como objetivo apoiar as empresas dos setores agroalimentar e turístico a adotar estratégias de comunicação mais eficazes para os seus produtos e serviços.


PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES

Noite Europeia dos Investigadores de 2020
27 NOV
15h00 - 22h00

ON-LINE

A Noite Europeia dos Investigadores de 2020 decorre a nível europeu e este ano é dedicada ao tema “Ciência & Natureza”.
 A iniciativa é um evento que aproxima os investigadores do público em geral e que permite descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento e o seu impacto no quotidiano dos cidadãos.
O consórcio português “SCINAT – Ciência e Natureza” organiza nas cidades de Braga, Coimbra, Lisboa e Évora, mais de duas centenas de atividades/eventos nas diferentes áreas científicas, para participação online ou presencial, sob tema "Preservação do património natural e cultural".

PROGRAMA
I&D e Inovação na Economia Digital
27 NOV
9h30
ON-LINE

Sessão de apresentação dos artigos premiados na Call for Papers dedicada à “I&D e Inovação na Economia Digital”.  Os artigos que serão agora apresentados publicamente são:

TRANSMISSÃO ONLINE

Innovation Talks: Sustentabilidade e Green Deal 2030-2050
03 DEZ
12h00

Facebook ANI

Irão debater-se os desafios e oportunidades do Pacto Ecológico Europeu para a indústria nacional, focando em 3 grandes indústrias transformadoras de maior relevância para a indústria nacional. Discutir-se-á como a indústria nacional está a antecipar metas do Pacto Ecológico, encontrando oportunidades nos desafios colocados pela transição sustentável.

FACEBOOK ANI

2.º encontro
- Inovar na Interseção
11 DEZ
10h00 - 13h00
14h30 - 17h30

ON-LINE

Subordinada às áreas de base científica e tecnológica e pretende introduzir os seus participantes à metodologia design thinking.
Estas sessões têm como objetivos fomentar o trabalho em equipa e potenciar novas formas de responder eficazmente às exigências do mercado empresarial nacional. Desta forma, o desafio escolhido para discussão será: "Como facilitar a transferência de conhecimento entre a academia e o mercado?".


PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Prémios Empreendedor XXI
4 de dezembro + INFO
CENTRO | Cursos Técnicos Superiores
Profissionais (TeSP) - 2020/2022

4 de dezembro + INFO
Programa Cidadãos Ativ@s 2020
Entre 4 e 11 de dezembro de 2020, dependendo dos eixos
 + INFO 
Maze X
21 dezembro + INFO
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais

TATA Consultancy Services (TCS) CodeVita Season 9

1 de dezembro + INFO

BiodivERsA| ERA-NET project 

7 de dezembro + INFO

COFUND Call | Conservation and restoration of degraded ecosystems and their biodiversity, including a focus on aquatic systems

7 de dezembro + INFO
Digital Life Sciences Open Call
22 de dezembro  + INFO
NOTÍCIA

Projeto de cooperação em especialização inteligente transfronteiriça lança nova newsletter

As convocatórias abertas estão enquadradas em cada uma das áreas estratégicas RIS3T, designadamente: “Energia procedente da biomassa e do mar”, “Indústrias agroalimentares e biotecnológicas”, “Indústria 4.0”, “Indústrias da mobilidade”, “Indústrias turísticas e criativas” e “Vida saudável e envelhecimento ativo".

Pretende-se com esta informação contribuir para uma maior participação das entidades da Eurorregião da Galiza e Norte de Portugal no quadro dos Programas Europeus de I&D+i.

projeto IMPACT_RIS3T, aprovado pelo Programa de Cooperação Interreg V-A Espanha Portugal 2014-2020, e tem como objetivo a implementação da RIS3T, a primeira RIS3 transfronteiriça a nível europeu. Para além da CCDR-N, a parceria do projeto envolve ainda a Agência Galega de Inovação (GAIN), que lidera o projeto, e a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Para aceder às convocatórias clique em: CONVOCATÓRIAS DOS PROGRAMAS EUROPEUS DE FINANCIAMENTO I&D+i.
Para mais informações contactar através dos seguintes endereços de mail programas.gain@xunta.gal ou geral@ccdr-n.pt.

OUTRAS OPORTUNIDADES

EUROSTARS 2
Período para candidaturas encerra em fevereiro de 2021

O Programa Eurostars está a preparar uma última convocatória de projetos com cut-off previsto para o início de fevereiro de 2021. Trata-se de uma convocatória-extra para projetos no âmbito do EUROSTARS 2, um programa conjunto entre a Rede EUREKA e a Comissão Europeia. A plataforma eletrónica para a submissão de candidaturas abrirá em início de dezembro 2020 e a data definitiva de encerramento da convocatória em fevereiro 2021 será anunciada brevemente.

A iniciativa dirige-se a empresas e entidades não empresariais do sistema de Investigação & Inovação que pretendam desenvolver novos produtos, processos ou serviços próximos do mercado em colaboração internacional, facilitando o acesso a novos mercados internacionais. Esta convocatória é uma última oportunidade para a submissão de projetos no âmbito do Programa Eurostars 2 .

Consulte mais informação e submeta a sua candidatura EUROSTARS AQUI

Aceda aos contactos da coordenação nacional de projetos EUROSTARS AQUI

UMA INSPIRAÇÃO...

Centro de Conhecimento
para a Biodiversidade

A Comissão Europeia lançou um novo Centro de Conhecimento para a Biodiversidade: um balcão único que visa recolher evidências científicas para a proteção dos ecossistemas naturais que nos fornecem alimentos, medicamentos, materiais, recreação e bem-estar.

O Centro de Conhecimento disponibilizará os conhecimentos mais recentes sobre a biodiversidade para reforçar o impacto das políticas da UE, e colaborará nos esforços de proteção da natureza e restauro dos ecossistemas.

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp