Copy
  NEWSLETTER 12 de março de 2021


Politécnico de Viseu integra 4 unidades no Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas Nacionais


A Agência Nacional de Inovação (ANI) acaba de disponibilizar os resultados do "Mapeamento das Infraestruturas Tecnológicas Nacionais", uma atualização do levantamento iniciado em 2016. Neste novo mapeamento, na secção "Outras Infraestruturas de Valorização da I&D”, o Politécnico de Viseu (PV) conseguiu incluir quatro unidades:
Centro de Investigação Tecnológica de Engenharia de Madeiras e Mobiliário
Laboratório de Controlo Analítico e Qualidade
Laboratório de Materiais de Construção
Laboratório de Patologia Animal.
Entre as 59 “Outras Infraestruturas de Valorização da I&D”, o Politécnico de Viseu aparece em quinto lugar na lista de Instituições de Ensino Superior que mapearam duas ou mais entidades:
Universidade de Coimbra (10)
Instituto Superior Técnico (10)
Universidade de Évora (8)
Universidade do Minho (7)
Instituto Politécnico de Viseu (4)
Instituto Politécnico de Leiria (4)
Instituto Politécnico de Tomar (2)
Universidade da Beira Interior (2)
Os resultados do Mapeamento em questão mostram que Portugal apresenta um conjunto mais diversificado e complexo de infraestruturas tecnológicas, com uma maior abrangência em termos de competências para a inovação, acompanhando as dinâmicas dos mercados e as necessidades tecnológicas das empresas. Verifica-se, igualmente, uma maior robustez nos principais indicadores económicos e financeiros, um leque mais alargado de clientes, bem como de relações com instituições de ensino superior e com o tecido empresarial.
NOTÍCIAS
FCT atualizou valor das Bolsas de Investigação
O valor das bolsas de investigação financiadas diretamente pela FCT – Fundação de Ciência e Tecnologia foi atualizado a partir de 1 de janeiro de 2021, com efeitos retroativos a esta data.
O valor mensal tem um aumento de 30 euros, sendo que o valor atualizado por tipologia de bolsa pode ser consultado aqui.
Infoday sobre o Interregional Innovation Investment (I3)
ANI – Agência Nacional de Inovação promoveu, no passado dia 4 de março,um infoday dedicado ao Interregional Innovation Investment (I3), um instrumento que pretende contribuir para reforçar a inovação nas regiões da Europa, assim como auxiliar os atores envolvidos em estratégias de especialização inteligente (S3) a agrupar-se, expandir e trazer inovação para o mercado europeu. A sessão integra um conjunto de iniciativas transnacionais que estão a ser organizadas no âmbito do projeto IMPACT_RI3ST (Interreg Espanha – Portugal), que visa apoiar a implementação da estratégia de especialização inteligente transfronteiriça, com vista à criação de sinergias na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. As apresentações do evento encontram-se disponíveis para consulta aqui
8.688 projetos aprovados
O Programa Centro 2020 já aprovou 8.688 projetos, envolvendo 1.990 milhões de euros de fundos da União Europeia. Mais de mil destes projetos são de iniciativa municipal, o que representa um investimento total de 836 milhões de euros e um fundo de 561 milhões de euros, sendo a Região de Coimbra, o Oeste e o Médio Tejo as que têm os maiores apoios.
No Boletim Mensal de janeiro de 2021 pode consultar a evolução da execução financeira do Programa Centro 2020, bem como informação detalhada sobre o investimento municipal, os pactos para o desenvolvimento e coesão territorial, a política de cidades, a territorialização das políticas e o investimento empresarial.

EVENTOS
Com um orçamento de 10b€, o European Innovation Council (EIC) será lançado no dia 18 deste mês. A nova iniciativa do programa “Horizonte Europa” tem como objetivo tornar a Europa na líder global no apoio a projetos deep tech disruptivos, de alto risco de investigação e de penetração de mercado, com grandes benefícios para a sociedade e para a economia e com potencial para a criação de novos mercados. O seu instrumento estrela é o ”Accelerator”, desenvolvido para escalar projetos empresariais a nível mundial, apoiar os mais disruptivos com bolsas de desenvolvimento tecnológico e validação, até 2,5M e equity, para fazer subir o negócio até 15M€. Depois deste lançamento a nível europeu, irá realizar-se o ‘Applicants Day’. no dia seguinte, dirigido aos interessados em conhecer os pormenores do concurso.
No dia 23 de março, será efectuada uma sessão pública especialmente dedicada ao nosso país, sobre a qual será divulgada mais informação em breve. 


INFORMAÇÕES
Gender Research 4
Covid-19
23 e 24 de março,
terça e quarta-feira, 14h00-17h30
Sob o tema “COVID 19 e Igualdade de Género: Investigação sobre os Impactos da Pandemia e Contributos para as Políticas Públicas”, a FCT e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género promovem um workshop online que irá incidir sobre o apoio especial a projetos de investigação “GENDER RESEARCH 4 COVID 19” lançado pela FCT.  Participarão 15 dos projetos aprovados para financiamento, em torno das três de linhas temáticas abrangidas por este apoio: mercado de trabalho; quotidianos, estereótipos e papéis de género; violência contra as mulheres e violência doméstica.
 
INFORMAÇÃO E INSCRIÇÕES

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
CMU Portugal Program 
31 de março + INFO

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional - 2.ª Edição
até 16 de abril + INFO

Prémios RegioStars 2021

09 de maio + INFO

3rd Edition of the Call Portugal – CERN PhD Grants Program - 2nd Phase: applications by students
29 de março a 10 de maio + INFO

Prémio Maria de Sousa
até 31 de maio + INFO
 
Programa Apoiar + INFO

Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO

Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO

CONCURSOS ABERTOS Internacionais
LEAP-RE - Parceria Euro-Africana em Investigação e Inovação em Energias Renováveis: Concurso Conjunto Transnacional 2021
1 de abril + INFO  Edital de submissão de propostas

Starting grants ERC
8 de abril + INFO

AGRIP-SIMPLE-2021-IM-ORGANIC
28 de abril + INFO

H2020 INNO4COV-19 
30 de abril + INFO 
 
AGRIP-SIMPLE-2021-IM-SUSTAINABLE
11 de maio + INFO  

EIC Pathfinder 
19 de maio + INFO 

Programa AAL
21 de maio + INFO

Merck
31 de agosto + INFO
ESCREVA-NOS
Relembramos que no âmbito da preparação de projetos pode solicitar apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível. Apelamos também à sua participação para o envio de propostas de conteúdos que considere pertinentes para divulgação. Pretendemos com isto prestar um serviço mais focado nos tópicos que são do interesse dos nossos leitores. Desde já, o nosso obrigada pelo seu contributo. 


NO POLITÉCNICO DE VISEU
Investigadora do CERNAS, docente do Politécnico de Viseu e coordenadora editorial do livro Projeto EATMOT: Motivações Alimentares, Raquel Guiné fala sobre esta obra publicada pelo PV em março de 2021, que conta com a participação de professores de todas as escolas superiores da instituição.
O projeto EATMOT - Motivações psicossociais associadas às escolhas e práticas alimentares, foi aprovado pelo CI&DETS (PROJ/CI&DETS/CGD/0012) e financiado no âmbito da parceria entre o Politécnico de Viseu e a Caixa Geral de Depósitos. O livro está disponível gratuitamente aqui.
SUGESTÃO
Prémio ECOTROPHELIA 
Estão abertas até 10 de maio, as candidaturas à nova edição do “Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021”, uma iniciativa promovida pela PortugalFoods que tem como principal objetivo promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.
Destinado a equipas multidisciplinares de dois a seis estudantes do ensino superior, o Prémio ECOTROPHELIA visa o desenvolvimento de um produto alimentar inovador e sustentável a vários níveis, desde o conceito, formulação, produção, packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.
 
INFORMAÇÕES
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2021 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp