Copy
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

17 de dezembro de 2020

Governo Português aprova Regulamento do Processo de Reconhecimento de Polos de Inovação Digital

O Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital foi recentemente aprovado. Este documento, emitido pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, destina-se à criação de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital / Digital Innovation Hubs, tendo presente as prioridades definidas no Plano de Ação para a Transição Digital.
Esta Rede Nacional estará articulada com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, estando enquadrada pelos programas-quadro europeus para 2021-2027 da Comissão Europeia para a I&D e Inovação (Horizonte 2020 e Digital Europe). Pretende-se que, depois de reconhecidos oficialmente, os Polos nacionais possam gerar valor acrescentado a nível europeu, tornando-se potencialmente candidatos a integrarem a Rede Europeia, após concurso(s) específico(s) a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

NOTÍCIA NA INTEGRA 

CONDIÇÕES GERAIS PARA O RECONHECIMENTO DOS POLOS DE INOVAÇÃO DIGITAL 

AGENDA
O Futuro da Saúde
em Portugal
18 DEZ
11h30

ON-LINE

Projeto europeu criado ao abrigo do programa Erasmus+. Este programa tem como ambição potenciar conhecimento, competências, inovação e processos empreendedores no setor de BIOHEALTH. A implementação deste projeto passa pela cocriação e dinâmica colaborativa entre instituições de ensino superior, empresas, incubadoras, aceleradoras, investidores, entre outros intervenientes do setor da saúde.

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

Conferência de Natal Ciência Viva
21 DEZ
19h00
Teatro Nacional São João, Porto. ON-LINE

Que efeitos tem o stress no nosso cérebro e no nosso comportamento? Será que nos tornamos mais sociáveis, cooperantes ou empáticos em momentos de crise? E no Natal? Na Conferência de Natal Ciência Viva, o psiquiatra Júlio Machado Vaz e o patologista Manuel Sobrinho Simões discutem as interações entre o comportamento social e a herança biológica, em contextos de stress ou de crise como aquele em que atualmente vivemos.
Será uma sessão especial de "Old Friends", podcast e programa semanal da Antena 1, com moderação dos jornalistas Tiago Alves e Miguel Soares. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PROGRAMA | INSCRIÇÕES

Transmissão online em www.cienciaviva.pt e Antena 1.

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
FCT - Concurso para Projetos em todos os Domínios Científicos
28 de janeiro a 10 de março de 2021
+ INFO
Programa Apoiar
 + INFO
Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO
Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO



CONCURSOS ABERTOS Internacionais
AAL 2021 - Advancing Inclusive Health & Care Solutions for Ageing Well in the New Decade
+ INFO

ONTOCHAIN
15 de janeiro de 2021 + INFO

Digi-B-Cube Vouchers

3 de fevereiro de 2021 + INFO

ERC Grants
Starting Grants - 9 de março de 2021
Consolidator Grant - 20 de abril de 2021
Advanced Grant – 31 agosto de 2021
Proof of Concept Grant: 16 de março, 17 de junho e 20 outubro de 2021

+ INFO
NOTÍCIAS

ERA-NET Ação Cofund ‘ForestValue’

A ação ERA-NET Cofund 'ForestValue - Innovating forest-based bioeconomy' foi criada “para promover o aumento da inovação e da competitividade do setor de base florestal na Europa” e apoia a transformação da silvicultura, de um setor intensivo em recursos, para um setor intensivo em conhecimento, produtivo, eficiente e resiliente. A sustentabilidade e a modernização dos sistemas florestais e das cadeias de valor a jusante, incluindo conceitos empresariais e tecnologias de produção inovadores, serão necessárias para desenvolver o setor florestal e a bioeconomia europeia, da qual a silvicultura representa uma grande parte.
O Programa de Pesquisa ForestValue lançará a sua segunda convocatória para projetos de pesquisa europeus conjuntos no próximo ano. O convite tem um orçamento indicativo de financiamento público total de mais de 7 milhões de euros. Esta chamada apoiará a investigação básica e aplicada e concentra-se em como as florestas e atividades baseadas em florestas podem contribuir da melhor forma para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A convocatória terá como objetivo incentivar e fazer o melhor uso da perspetiva intersectorial, coerente e integrada.

+INFO

Conselho Europeu de Inovação concede € 74 milhões a tecnologias de ponta para as transições verdes e digitais

European Innovation Council (EIC) Pathfinder Pilot selecionou 18 novos projetos  que visam apoiar as transições verdes e digitais da UE.

Os projetos bem-sucedidos foram selecionados a partir de 236 candidaturas, com o maior número de candidatos selecionados vindo de Espanha, Reino Unido, Alemanha e Itália. A maioria dos participantes provém de instituições de ensino superior e de investigação e 18% são PME.

Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, disse:

O EIC Pathfinder traduz projetos de pesquisa de tecnologia revolucionária em negócios inovadores com foco em sustentabilidade, digitalização e tecnologia profunda. Os investimentos através do Horizonte Europa significam que podemos apoiar muito mais dessas tecnologias ainda a serem descobertas e apoiar pesquisadores e empreendedores visionários.

Além de uma parte do orçamento de € 74 milhões, os projetos selecionados receberão acesso a serviços de orientação e apoio de aceleração de negócios da EIC. Após o sucesso da fase piloto do EIC (2018-20), espera-se que um novo EIC seja lançado no início do próximo ano no Horizonte Europa.

COMUNICAÇÃO NA INTEGRA 

UMA INSPIRAÇÃO...

O que é o projeto InnoForESt?

ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rápido possível.

 
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp