Copy
  NEWSLETTER 25 de março de 2021
A Comissão Europeia lançou ontem, dia 24 de março a Open Research Europe, uma plataforma que apresentará os resultados dos trabalhos de investigação financiados pelo Horizonte Europa.
A Open Research Europe permitirá a todos, investigadores ou cidadãos, ter acesso gratuito às mais recentes descobertas científicas. A plataforma dá diretamente resposta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos, incluindo os atrasos e obstáculos à reutilização dos resultados e os custos elevados. A plataforma é um serviço facultativo que está à disposição dos beneficiários do Horizonte Europa e do Horizonte 2020, a fim de que possam respeitar as respetivas condições de financiamento para um acesso aberto imediato e gratuito.
Mariya Gabriel, a comissária responsável pela pasta Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «Precisamos de acelerar as descobertas científicas graças a práticas de investigação mais colaborativas e abertas. Ao ajudar os investigadores a publicar em regime de acesso aberto, a Open Research Europe elimina os obstáculos aos fluxos de conhecimento e fomenta o debate científico».
A União Europeia em 2020
"A UE em 2020" é um relatório que aborda o que foi feito num ano marcado pelo combate à pandemia, os progressos em relação ao cumprimento das suas prioridades e as medidas tomadas para impulsionar o emprego, o crescimento e o investimento.
 "Criar uma Europa com impacto neutro no clima preparada para a era digital", "Proteger as pessoas e as liberdades", "Reforçar a economia", "Construir uma Europa justa e social", "Construir uma nova relação com o Reino Unido" e "Evoluções no plano institucional e orçamental" são algumas das grandes temáticas.
NOTÍCIAS
Politécnico de Viseu
O Politécnico de Viseu é um dos parceiros da sétima edição da Conferência de objetos inteligentes para o bem social (EAI GoodTechs) que vai decorrer este ano em Aveiro, de 15 a 17 de setembro.
A EAI GoodTechs 2021 tem como objetivo discutir produtos ou serviços inovadores que beneficiem a população, atingindo o maior número possível de pessoas. Numa era em que a tecnologia é essencial ao desenvolvimento da economia e da sociedade e como temos vindo a observar tem um enorme potencial para proporcionar uma maior qualidade de vida à população, a conferência pretende debater temas como o seu impacto na saúde, segurança, meio ambiente, democracia, direitos humanos, comunicação, arte e entretenimento. 
Mais informações aqui.
O Fogo Prescrito para além do Combate aos Fogos Florestais foi o tema de um seminário internacional promovido pela CIM Dão Lafões, no âmbito do projeto Life Landscape Fire, que visou a partilha de informação e experiências relativas ao uso do fogo controlado ou prescrito em diferentes regiões do globo.
O Politécnico de Viseu é um dos parceiros de  projeto Life Landscape Fire que tem como objetivo o desenvolvimento de medidas, de grande escala, de prevenção contra os incêndios florestais, a conservação da biodiversidade, o aumento da resiliência florestal, a capacitação dos decisores relativamente aos benefícios da prevenção, bem como, a identificação de um conjunto de opções e medidas de adaptação local que irão permitir identificar e propor ações de redução da vulnerabilidade territorial atual e futura da região.
Ler notícia aqui.

EVENTOS
Horizonte Europa: Alimentação, nutrição e ambiente saudável
1 de abril
quinta-feira
10h00
Uma sessão dedicada às oportunidades de financiamento do Horizonte Europa para as áreas da Alimentação, Nutrição e Ambiente Saudável, organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), em parceria com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Creativity Talks
15 de abril
quinta-feira
17h00
Pattie Maes é a convidada da segunda sessão da "Creativity Talks", uma iniciativa do departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
European Research and Innovation Days 2021
23 e 24 de junho
Enquanto não chega o grande evento da Comissão Europeia que reúne políticos, investigadores, empresários e o público em geral num debate sobre o futuro da Investigação e Inovação, recorda-se o encontro de 2020.
INFORMAÇÕES

CONCURSOS ABERTOS Nacionais
Prémios Maratona da Saúde 2021
16 de abril + INFO

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Institucional - 2.ª Edição

16 de abril + INFO

Prémios RegioStars 2021

9 de maio + INFO

Ecotrophelia
10 de maio + INFO

3rd Edition of the Call Portugal – CERN PhD Grants Program - 2nd Phase: applications by students
29 de março a 10 de maio + INFO

Prémio Maria de Sousa
até 31 de maio + INFO
 
Prémio Maria de Sousa
até 31 de dezembro + INFO
 
Programa Apoiar + INFO

Programa Gulbenkian Sustentabilidade
Em permanência + INFO

Iniciativas de Cooperação Bilateral
Em permanência + INFO

CONCURSOS ABERTOS Internacionais
PRIMA (Partnership for R&I in the Mediterranean Area)
Secção 1 (regras H2020) - Deadline fase
13 de abril + INFO


EIT Jump Start
16 de abril + INFO

AGRIP-SIMPLE-2021-IM-ORGANIC
28 de abril + INFO

AGRIP-SIMPLE-2021-IM-PROPER DIET
28 de abril + INFO

AI4EU
29 de abril + INFO

H2020 INNO4COV-19 
30 de abril + INFO 
 
AGRIP-SIMPLE-2021-IM-SUSTAINABLE
11 de maio + INFO  

EIC Pathfinder 
19 de maio + INFO 

Programa AAL
21 de maio + INFO

Merck
31 de agosto + INFO
ESCREVA-NOS
Relembramos que no âmbito da preparação de projetos pode solicitar apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt e uma resposta será enviada o mais rapidamente possível. Apelamos também à sua participação para o envio de propostas de conteúdos que considere pertinentes para divulgação. Pretendemos com isto prestar um serviço mais focado nos tópicos que são do interesse dos nossos leitores. Desde já, o nosso agradecimento pelo seu contributo. 
SUGESTÕES
Metade dos portugueses apresentam sintomas de depressão
Acabam de ser revelados os resultados da segunda fase do «Life with Corona», um inquérito internacional que tem como objetivo avaliar o impacto social e económico da pandemia a nível mundial. Os dados já obtidos mostram que uma parte considerável da população apresenta sintomas ligeiros de depressão e que cerca de 50% dos inquiridos de Portugal revelam sintomas mais graves de depressão. A geração mais jovem e as famílias com filhos são as mais afetadas. O inquérito ainda está aberto, pode participar aqui.

INSPIRAÇÕES
Como reduzir o impacto ambiental da importação de produtos como o cacau e o café? De que modo os robôs vão ajudar em tarefas agrícolas?
Clique nas imagens para visualizar as respostas da publicação sobre Investigação e Inovação da União Europeia.
Consulte AQUI as edições anteriores desta NEWSLETTER
Copyright © 2021 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp