Copy
View this email in your browser
INFORMAÇÃO Investigação, Inovação e Internacionalização 

22 de maio de 2020

FCT projeta a utilização de Sistemas de Avaliação Remota no ensino superior

A Fundação para a Ciência e Tecnologia está a realizar um conjunto de ações que podem ajudar a validar a possibilidade de utilização de Sistemas de Avaliação Remota (SAR) no ensino superior. Este projeto piloto é desenvolvido pela FCCN, a Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, e foi desencadeado pela necessidade urgente de promover soluções de avaliação remota para instituições de ensino superior, devido à abrupta migração em massa para o ensino a distância devido à pandemia de Covid-19.

MAIS INFORMAÇÕES

AGENDA

WEBINAR CIÊNCIAVITAE
3 de junho / 10h30 - 12h30
PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES
MAIS INFORMAÇÕES               

Um webinar dedicado à nova plataforma de gestão curricular, o CIÊNCIAVITAE,  dirigido a toda a comunidade, incluindo investigadores e gestores de C&T. O CIÊNCIAVITAE é um currículo único, personalizado, simples, harmonizado e estruturado, alojado em cienciavitae.pt que permite reunir numa só plataforma toda a informação referente ao utilizador, seja estudante, investigador ou instituição.


FÓRUM GESTÃO DE DADOS DE INVESTIGAÇÃO
30 de junho e 1 de julho / 10h00 - 12h30
Evento que tem como objetivo congregar e dinamizar a comunidade de profissionais interessados na gestão de dados de investigação, com o intuito de desenvolver competências e saberes neste âmbito. O evento pretende dar uma visão abrangente do estado de maturidade na gestão de dados de investigação nas infraestruturas do Roteiro Nacional, dar informações sobre diferentes métodos de gestão de dados, conhecer a estratégia nacional na área de gestão de dados de investigação, entre outros pontos.
 
PRAZO E LOCAL DE INSCRIÇÕES
CONCURSOS Alteração de prazos
15 DE JUNHO Novo prazo de concurso relativo a ‘Planos de Igualdade’

O PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, voltou a prorrogar o prazo de candidaturas relativo ao concurso ‘Apoio técnico à elaboração, monitorização de execução e avaliação de planos para a igualdade’.
Promovido pela CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e cofinanciado pelo PO ISE, pretende-se, através desta Tipologia de Operações, apoiar ações relativas ao desenvolvimento de diagnósticos, à elaboração, implementação, divulgação e avaliação de planos para a igualdade, de âmbito municipal. A dotação financeira indicativa afeta ao presente concurso é de 3.311.000,00 € (três milhões e trezentos e onze mil euros), para uma meta de 94 Planos para a Igualdade.

MAIS INFORMAÇÕES

CONCURSOS ABERTOS

Apoio especial a projetos de investigação sobre o impacto da emergência de saúde provocada pela COVID-19 nas desigualdades de género e violência contra as mulheres e violência doméstica
Tendo em conta o atual surto da COVID-19 e a situação de crescente incerteza e alarme social em que vivemos, mas também a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal, a FCT em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, atribui um apoio especial, “GENDER RESEARCH 4 COVID 19”, a projetos e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento sobre os impactos de género da pandemia provocada pela COVID-19 e da divulgação dos planos de contingência e medidas adotadas para a conter e resolver.

Tipos de Projetos e Modalidades de Financiamento
São elegíveis dois tipos de projetos, que devem incluir obrigatoriamente propostas de divulgação e comunicação dos resultados.

 Tipo 1 - Projetos de concretização rápida
          (máximo 4 meses de tempo de desenvolvimento)
          Apoio máximo por projeto: 20.000 euros

Tipo 2 - Projetos de análise longitudinal
          (máximo 10 meses de tempo de desenvolvimento)
          Apoio máximo por projeto: 40.000 euros

Destinatários
Instituições do ensino superior e seus institutos, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, Sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria.

Submissão de propostas até 2 de junho
Informações adicionais poderão ser obtidas aqui ou através do e-mail
 
CONCURSOS Nacionais
  • Programa Gulbenkian Sustentabilidade Em permanência + INFO
  • Iniciativas de Cooperação Bilateral Em permanência + INFO
  • PARTIS & Art for Change  30 DE JUNHO + INFO
  • Sistema de Incentivos “Inovação Produtiva” Territórios de Baixa Densidade - 2.ª fase 13 DE JULHO + INFO
  • Sistema de Incentivos à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (SI ID&T) - Projetos de P&D em co-promoção para territórios do interior - 2ª fase  17 DE JULHO + INFO
  • Sistema de Apoio às Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial - Competitividade e Internacionalização 31 DE JULHO + INFO
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificado nas PME 15 DE DEZEMBRO + INFO
  • Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados - Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I 15 DEZEMBRO + INFO
CONCURSOS Internacionais
  • Join the Green Business Ideas Competition 1 DE JUNHO + INFO
  • Deep Tech scaleups: apply now to the EIT Digital Challenge 2020  7 DE JUNHO + INFO
  • AAL Healthy Ageing with the Support of Digital Solutions 24 DE AGOSTO + INFO
  • FET Innovation Launchpad  14 DE OUTUBRO + INFO
  • Call COST Actions29 29 DE OUTUBRO + INFO

NOTÍCIAS

Investigadores europeus mapearam possíveis caminhos para transformações tecnológicas, económicas e sociais necessárias para a neutralidade carbónica da UE até 2050, cumprindo os compromissos no âmbito do Acordo de Paris.
MAIS INFORMAÇÃO
60 ME para ‘startups’ e PME
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET) anunciou  a mobilização de 60 milhões de euros para apoiar ‘startups’ e pequenas e médias empresas, com dificuldades de liquidez devido à covid-19, para investimentos em saúde e tecnologia.
Em causa está a “Iniciativa de resposta à crise do IET” que visa “o lançamento de novos projetos de inovação para enfrentar” a atual crise sanitária e económica, apoiando “as ‘startups’ altamente inovadoras, as empresas em expansão e as pequenas e médias empresas, cruciais para a rápida recuperação da economia”.

MAIS INFORMAÇÃO
Uma Inspiração...
O Programa FET do Horizon 2020 tem foco no apoio a ideias novas e com risco elevado de forma a acelerar o desenvolvimento em áreas emergentes da ciência e da tecnologia, incluindo novos conceitos (FET-Open), exploração de ideias promissores (FET-Proactive) e obter “breakthroughs” (FET Flagships). Uma das suas mais valias é servir de orientação na forma como os investigadores devem trabalhar em equipa, de como se organizarem e enfrentar desafios. Assista ao webcast e sinta-se inspirado.
ESCREVA-NOS
Para a preparação de projetos, solicite apoio através de 3i_pv@sc.ipv.pt, e uma resposta será enviada o mais rápido possível.
Copyright © 2020 Politécnico de Viseu, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp