Copy
“Se a ajuda do homem ao homem - o encontro do EU com o EU -, o perceber de outra individualidade, sem ver a confissão, ideologia e ligação política do próximo, senão simplesmente mirar de olho a olho de duas personalidades, cria essa pedagogia curativa que confronta curando a ameaça ao mais íntimo do ser do homem”

"Possa o nosso esforço
transformar-se em força,
possa a luz que recebemos 
luzir sabedoria, 
possam as palavras que falamos 
gerar bondade,
quando nós servimos
fielmente ao espírito".

K. Konig
Querida comunidade,

No dia 18 de março de 2020, iniciou-se a suspensão de nossas aulas presenciais, em virtude do estado de calamidade pública decretado pelo Governo Federal, que teve como consequências reflexas outros atos emanados pelo poder público estadual, bem como decisões liminares proferidas no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho. 

Desde então, o Núcleo Pedagógico, a API (Mantenedora) e o Conselho de Pais têm trabalhado incansavelmente dentro da esfera das respectivas competências.

Inclusive, foi criado um Comitê, pelas instâncias decisórias, com a finalidade de acompanhamento de todas as questões que possam repercutir em nossa comunidade.

Ainda não é possível determinar a volta da regularidade das atividades presenciais, sendo que nossa escola estará preparada para o retorno imediato, assim que viável.

Inicialmente, o colegiado decidiu pela antecipação de parte das férias escolares de julho, definidas no calendário escolar, para o mês de abril, do dia 13 até o dia 17. 

Entretanto, o retorno das aulas no dia 22 de abril de 2020, conforme indicado em uma das cartas enviadas para a comunidade, não ocorrerá.

Nesse informativo as famílias terão acesso a dois possíveis calendários, que poderão sofrer alterações conforme necessidade.

Convidamos a todos para uma reflexão sobre a importância dos respectivos papéis dentro da nossa comunidade.
 
O Coração, o meio situado entre dois polos, é onde estão os professores e as crianças. O Corpo Pedagógico, que cuida para que a Antroposofia viva através do trabalho direto com as crianças, é que inspira e promove todo o caminho da vontade dentro de uma escola.
 
As necessidades de uma escola Waldorf partem desse coração e contam com a cabeça para, de forma clara e objetiva dentro dos conceitos da Antroposofia, tecer os meios e garantir a finalidade da escola, que é a educação.
 
 O Conselho de Pais, que está no âmbito do fazer, da realização no espaço físico, da estrutura, tem como importante tarefa unir as mãos de todos os pais, como parceiros na execução da vontade do coração.
 
As ações fraternas, a força das mãos, em sintonia e coerência com o que genuinamente surge do coração: todo esse processo é aclarado pela consciência da Ciência Espiritual Livre garantida pela cabeça.
PEDAGÓGICO
  • MENSAGEM DO NÚCLEO PEDAGÓGICO
Queridos pais, 

Esperamos que estejam todos bem, com saúde e em paz, valendo-se do precioso tempo que a vida nos oferta. Tempo de resgates, de mudanças, de profundas transformações e de afirmação do que é essencial. Nesse sentido, temos refletido permanentemente sobre as possibilidades de respostas aos grandes desafios que nos são colocados como professores e como Escola. Estamos diante de mais uma oportunidade de fortalecer nossa atuação como comunidade a partir dos pilares antroposóficos que fundamentam a Pedagogia Waldorf e que norteiam cada uma de nossas escolhas. Buscamos o melhor caminho, imprimindo serenidade e qualidade em nossos pensamentos, sentimentos e ações a respeito do momento presente e futuro, vislumbrando o melhor para nossas crianças e jovens a cada momento. 

O Núcleo Pedagógico vem se reunindo e, diante da imposição dos fatos, algumas decisões foram acordadas: 

Até que as aulas presenciais possam ser retomadas, os professores se mobilizarão à distância para manter o vínculo com as crianças e jovens. Assim, no Jardim e Ensino Fundamental, os professores seguirão em contato com as famílias, crianças e jovens de suas classes, escutando as demandas dos pais e ajudando no estabelecimento de um ritmo saudável. Para o Ensino Médio, serão apresentados projetos transdisciplinares, que sejam alimentos e estímulos aos jovens nos tempos de resguardo.

No entanto, entendemos que esse contato à distância não substitui a experiência do encontro presencial e estamos nos esforçando para construir calendários com o máximo de aulas presenciais. Acreditamos que somente através delas é possível a efetivação de um trabalho profundo e duradouro, ancorado no nosso currículo. Currículo que foi desenvolvido tão cuidadosamente, a partir da ampla compreensão, promovida pela Antroposofia, das fases do desenvolvimento da criança.  Dessa forma, as novidades do currículo serão contempladas nas aulas presenciais previstas nos novos calendários.  Abaixo seguem duas propostas. A primeira com previsão de volta em junho e a segunda com previsão de volta em julho. Ainda estamos trabalhando em uma terceira opção, com um retorno posterior. Observamos que é possível adaptar nosso currículo para o conjunto de aulas presenciais proposto nesses calendários e ainda atender às exigências legais de carga horária exclusivamente com essas aulas. 

Cada professor e cada tutor irá se comunicar com sua classe para as orientações específicas. Contamos com a compreensão e o apoio dos senhores, para que possamos seguir juntos, firmes no propósito ao qual nos vinculamos quando, em liberdade e confiança, escolhemos essa Escola para os nossos filhos. Os professores e tutores encontram-se à disposição das famílias para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Cordialmente,
Núcleo Pedagógico

 
Proposta de calendário - volta em Junho
Proposta de calendário - volta em Julho
  • ASPECTOS EDUCACIONAIS LEGAIS
Por fim, gostaríamos de esclarecer alguns aspectos legais relacionados as atividades escolares obrigatórias e as limitações colocadas aos professores.

Até o presente momento, observadas os orientações das autoridades competentes, a carga horária obrigatória de 800 h/a está mantida. Tal determinação está prevista na norma do § 2º do art. 23 da LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Quando da retomada das atividades, obrigatoriamente, a escola deverá encaminhar, para Superintendência Estadual de Educação, documento nominado Plano Emergencial, que demonstrará a forma de cumprimento das exigências legais.

Lado outro, por força de decisão liminar proferida no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho, em virtude de demanda instaurada pelo Sindicado dos Professores, o desenvolvimento das atividades presenciais estão suspensas por tempo indeterminado, estando expresso na referida decisão que as remunerações deverão ser garantidas na integralidade. Decisão similar também se aplica aos demais profissionais da nossa escola.
POSICIONAMENTO DA MANTENEDORA - API
 
A diretoria da Associação Pedagógica Itacolmi - API, grupo composto de pais e professores delegados na última Assembleia Ordinária, está consciente dos desafios postos pelo isolamento social, dedicando esforços para promover ações que visam assegurar que nossas famílias e escola atravessem os meses vindouros com vitalidade e segurança.

Para maiores esclarecimentos de toda comunidade escolar, alguns pontos merecem destaque:

Orçamento Anual - Somos uma escola associativa. Anualmente o orçamento é apresentado para a comunidade e aprovado através de assembleia. O orçamento para o ano de 2020 inicialmente se apresentou deficitário, quando trazido na assembleia realizada no final de 2019. Já em 2020, após trabalho conjunto da API e Núcleo Pedagógico, atingimos o número de matrículas necessárias e cortes foram realizados. Chegou-se ao equilíbrio, com saldo positivo de apenas cerca de R$ 3.000,00 (três mil reais) por mês.

Fonte Principal de Recursos - As mensalidades praticamente representam a totalidade de nossas receitas. Sabemos dos problemas enfrentados por diversas famílias nesse momento. Dessa forma, criamos um canal de comunicação direto para tratarmos dessas questões (maiores detalhes na parte final do informativo). 

Ausência de Lucro - Outro ponto relevante é que nossa associação não visa o lucro. Inexiste qualquer provisionamento dessa natureza no orçamento. As receitas são destinadas ao pagamentos de despesas ordinárias e eventuais investimentos estruturais. Para o ano de 2020, já não havia destinação de valores para finalidade de investimento, justamente pelo objetivo de não onerar as mensalidades.

Despesas Principais - Cerca de 80% das receitas mensais são destinadas para o pagamento da folha (salário e demais encargos). Importante destacar que, como informado anteriormente, há decisões judicias vigentes que garantem a integralidade salarial.

Demais Despesas / Economia em Virtude da Paralisação - Em que pese a paralisação representar economia em relação a algumas despesas (ex. Água, Energia, Transporte da equipe), diversas se mantém inalteradas e surgiram outras que não estavam programadas no orçamento e precisam ser suportadas. A título de exemplo, cite-se a empresa de segurança patrimonial, que após o isolamento social disponibiliza equipe que permanece em nossas dependências 24 horas todos os dias da semana. 

Fluxo de Caixa - Antes da paralisação das atividades escolares, as receitas afetas ao mês de março já haviam ingressado. Dessa forma, somente na última semana do mês de abril é que teremos dados concretos sobre o fluxo de caixa (Receitas x Despesas).

Inadimplência - É importante trazer a consciência de todos, que nossa comunidade já apresentava, nos primeiros meses de 2020, um cenário de inadimplência alto para as médias mensais históricas.

Por parte das famílias, o esforço em manter os compromissos financeiros em dia, na medida do possível de cada realidade, será fundamental.
 
  • MEDIDAS ADOTADAS
Gostaríamos de destacar que a mantenedora trabalha diariamente sobre questões jurídicas e financeiras, bem como de apoio à comunidade.

Estamos atentos às determinações governamentais e legais. Mantemos contato permanente com o Sindicato dos Professores, Sindicato das Escola Particulares e Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Nossas reuniões semanais continuam a ser realizadas, de maneira virtual.

Como citado no início, foi criado um Comitê com membros do Núcleo Pedagógico (professores) e da API (apenas os pais que não são professores), para maior integração e agilidade da troca de informações.

Não se trata de uma nova instância, da mesma forma o Comitê não detém poder decisório isolado, posto que as competências das respectivas instâncias sempre serão respeitadas. 

Considerando o exposto acima, o caráter sem fins lucrativos da nossa Associação e frente ao cenário de incerteza do fim do isolamento social, diversas ações já foram adotadas.

Com a paralisação determinada, a primeira medida foi o escalonamento de férias para a equipe do administrativo e de apoio não vinculados ao SINPRO (Sindicato dos Professores). Tal medida visa garantia da integralidade da equipe no retorno das atividades, evitando-se despesas com horas extras e/ou substituições, por exemplo. A forma de pagamento dessas férias também se apresentou interessante para preservação do saldo de caixa (Medida Provisória n° 927-2020).

Concluímos negociações com prestadores e fornecedores. Adotamos algumas das medidas lançadas pelo Governo, que eram possíveis, para postergar o pagamento de débitos. Importante destacar que não se trata de ações que geraram economias efetivas, já que no futuro próximo as despesas deverão ser quitadas. Contudo, em virtude do cenário que se desenha, entendemos ser este o melhor caminho, posto que nossas receitas certamente serão impactadas.
 
  • MEDIDAS EM ANDAMENTO

Por fim, apontamos que uma série de outras medidas estão em análise de viabilidade e implantação, por serem mais complexas ou envolverem a participação / anuência de terceiros.

Nesse sentido, abrimos negociação com o Sindicato de Professores (SINPRO), uma vez que qualquer ação que envolva os professores necessita de acordo coletivo para tanto. (Medida Provisória n° 936-2020).

Outro ponto relevante é a possibilidade de captação de recursos junto as instituições financeiras, com juros de 3,75% ao ano, para honrar os compromissos salariais nos próximos 2 meses (Medida Provisória n° 944-2020). 

Isso porque, dependendo do nível de ingresso de receitas, não teremos disponibilidade de caixa.

Cumpre salientar que, todos os esforços estão sendo envidados para a contenção de despesas, visando garantir nossa passagem por esse momento de incerteza econômica com vitalidade. 

Novamente, apontamos que a estrutura orçamentária do Colégio é basicamente um rateio, que não comporta fins lucrativos, sendo a ênfase na melhoria do fluxo de caixa medida para garantir o cumprimento dos compromissos mensais.

Estamos cientes de que vários desafios se apresentarão para muitas das famílias que dependem do ir e vir para o seu sustento.

Todavia, gostaríamos de também trazer à consciência que as famílias de professores e funcionários dependem igualmente dos salários para honrar seus compromissos. 

Dessa forma, devemos manter a serenidade e o olhar em direção ao futuro, certos de que todos nós temos um papel importante dentro da nossa comunidade.

MENSAGEM DO CONSELHO DE PAIS
 
Queridos pais, estamos aqui atentos a tudo que nos cerca e sabemos que a normalidade não irá retornar tão rápido quanto gostaríamos. Somos parte do mundo, vivemos uma pandemia mundial! Isso é real e não sabemos quando terminará, mas as soluções parecem ser comportamentais, e não heroicas.

Nossa comunidade é formada por indivíduos e nesse momento é importante irmos da parte para o todo e do todo para as partes. Olhar para cada caso individualmente é uma necessidade, exatamente para que possamos seguir como comunidade.

Dessa forma, o CP, enquanto instância do querer e fazer, trabalhará junto à escola apoiando o corpo dos pais e famílias que poderão apresentar necessidades específicas. Algumas famílias poderão prescindir de ajuda, enquanto outras poderão necessitar de muito auxílio . 

É importante sermos produtivos em nossas conversas e comunicações e estarmos todos juntos, integrados de forma orgânica.

O grupo de coordenação tem se reunido virtualmente. Em breve, vamos marcar uma reunião virtual com os representantes de turma.

Para muitos de nós, existe a ideia de que a vida espiritual não é uma teoria, é algo que vivemos dia a dia da melhor maneira possível. Fé e coragem são aplicadas diante do medo. Seja qual for a sua fé, podemos andar de mãos dadas por esse caminho diferente e emergir como uma comunidade mais forte.

Abraço fraterno,
Coordenação do Conselho de Pais do CRSMG
ACOLHIMENTO FRATERNO
 
Cientes da diversidade econômica e dos impactos diferenciados nos membros da nossa comunidade, foi criado um canal exclusivo para o devido acolhimento. As particularidades de cada família serão analisadas e respeitadas.

Aqueles em dificuldade de arcar com os compromissos firmados com a comunidade escolar, poderão entrar em contato direto com a mantenedora (clique na caixa abaixo).

 
Envie um e-mail para o Acolhimento Fraterno
Copyright © 2020 Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp
Twitter
Facebook
Website