O GT dividiu o trabalho em sete blocos, e cada um ficou responsável pela análise de um determinado número de dispositivos. Nas próximas reuniões, será realizada uma apresentação das avaliações procedidas pelos(as) colegas, para que se tenha uma visão de toda a reforma – o que ajudará a traçar os rumos da atuação da APERGS, em contribuição com a ANAPE em suas articulações junto ao Congresso.
“O trabalho que está sendo realizado pelo grupo é fundamental para que possamos atuar, juntamente com a ANAPE, nessa reforma que pretende alterações profundas no serviço público”, diz a Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Políticos da APERGS e coordenadora do Grupo de Trabalho, Helena Maria Coelho, ao destacar como fundamental o papel da Associação Nacional.
Na avaliação do ex-presidente da ANAPE, membro do Conselho Deliberativo da APERGS e integrante do Departamento de Honorários da APERGS, a eleição dos Presidentes da Câmara e do Senado indica um alinhamento no sentido de dar andamento às reformas, onde se inclui a administrativa. “Por certo os próximos movimentos irão demonstrar quais as que serão prioritárias, considerando que a composição dos Parlamentos indica a possibilidade de aprovação. É fundamental estarmos atentos e atuantes para que sejam evitados retrocessos institucionais e funcionais na construção da advocacia pública que melhor atende os entes federados”, analisa o Procurador Telmo Lemos Filho.
A reunião do Conselho contou com a participação do Presidente Kaipper e da Diretora da ANAPE, Daniele Lerípio. O Estado também é representado pelo Delegado do RS na ANAPE, Pedro Campos Marques, e pela integrante do Conselho Fiscal da ANAPE, Cláudia Balestrin.
|